Hidrojateamento na Piratininga. Alpinismo Industrial ou acesso por corda é uma tecnologia de execução de trabalhos em altura em obras de construção civil, permitindo aos trabalhadores alcançar locais de difícil acesso, sem o recurso a estruturas de apoio e onde estruturas como andaimes, plataformas elevatórias ou bailéus têm o acesso muito limitado. É um método alternativo para a inspeção, manutenção e reparação de fachadas de edifícios e outras estruturas industriais e residenciais.

O local de trabalho do técnico alpinista é equipado por uma corda destinada a utilização profissional em zonas de difícil acesso, que lhe permite executar descidas e subidas e movimentar-se livremente, com equipamentos de fixação das cordas onde não existam locais que permitam a ancoragem das mesmas, arnês para garantir a segurança e o conforto do trabalhador, um sistema anti queda, que em caso de choque ou de aceleração súbita, trava a corda e para o trabalhador, entre outros materiais de segurança e mobilidade como descensores, linhas de vida, capacetes, mosquetões, entre outros.

Hidrojateamento na Piratininga é requisitado em projetos onde os dispositivos de elevação, plataformas ou andaimes tornam-se impraticáveis por razões econômicas, estruturais, dificuldades técnicas ou simplesmente devido à inacessibilidade do local. No entanto, possuir tecnologia de escalada não é suficiente para se tornar um alpinista industrial. Este trabalho requer uma combinação de várias profissões: instalador, pintor, eletricista, etc. Além disso, outros conhecimentos são importantes: como comunicar com o cliente, como organizar o trabalho da equipe.